«Não tenho conhecimento de nenhuma outra máxima cujos efeitos práticos sejam mais perversos do que aquela que afirma ser a prevenção o melhor remédio.

Naturalmente, esta máxima, é verdadeira apenas em abstracto; se pudéssemos prever todos os males possíveis muito antes que viessem a acontecer, e se fôssemos capazes de modificá-los ou evitá-los sem esforço e sem prejudicar nada ou ninguém, obviamente deveríamos ficar contentes por poder fazê-lo. 

Mas, isso é simplesmente impossível; todas as nossas antecipações em relação às coisas incertas tendem, necessariamente, a desorganizar as coisas certas.

É, bem provável, por exemplo, que um belo dia eu venha a entalar um dedo numa das portas de minha casa.

Os especialistas e cientistas modernos, juntamente com os modernos burocratas da saúde, da sociologia, e tutti quanti, agarram-se a essa possibilidade e julgam-se no direito de me ditar comportamentos e de me inundar de conselhos, que, invariavelmente, se dividem em dois grandes tipos: os que prescrevem que eu me prive de todas as minhas portas, e os que recomendam que eu me prive de todos os meus dedos.

Remover todas as portas da minha casa, incluindo a da rua, certamente impediria que uma delas me viesse, um dia, a estraçalhar um dedo, mas não creio que isso aumentasse, de facto, o meu conforto.

Cortar todos os meus dedos à machadada, seguramente evitaria que, mais tarde, eu pudesse vir a ter um deles, preso numa porta, mas, nesse caso, não creio que se pudesse afirmar que a prevenção tinha sido melhor que a cura.

No fundo, o que realmente importa, no que às medidas preventivas diz respeito, é saber se elas criam, ou não, uma atmosfera mórbida ao tentarem obcessivamente antecipar-se ao mal.

Tornar-se-ão elas maléficas por estarem sempre a pensar no mal?

Porque, estar-se sempre saudável sob tutela dos médicos ou das autoridades sanitárias mais não é do que se deixar transformar num inválido imortal.

Ser, assim, mantido perpetuamente saudável é, no fim de contas, o mesmo que estar perpetuamente doente. 

Pois o que define o inválido não é o perigo, que é o orgulho do herói, nem a dor, que é o orgulho do mártir, mas, sim, a limitação - o facto de estar preso a uma vida anormal.

Não, a prevenção não é melhor do que a cura.

A cura é saudável, pois acontece num momento em que falta saúde.

A prevenção é doentia, uma vez que acontece num momento em que há saúde.

Não há vantagem alguma em estar sempre de olhos fechados com medo de ficar cego; esperar por ficar cego para, só então, ir a um oftalmologista, não seria mais estúpido.

Da mesma forma, arrancar toda a relva do jardim para evitar que um búfalo a coma, não faz sentido algum; seria bem melhor esperar por ele e, então, calma e humildemente, resolver o assunto – provavelmente com uma caçadeira.

Por essa razão eu sempre fui, por instinto, contrário a todas as formas de ciência ou ética que professem ser particularmente prescientes ou preventivas.

É sabido que alguns especialistas – os eugenistas - influenciados por doutrinas darwinistas, queriam ansiosamente matar certas criancinhas com medo que elas, quando crescessem, se tornassem más. Mas, eu digo-lhes o seguinte:

Não, meus caros especialistas, por favor, não matem as criancinhas; esperem que elas cresçam e se tornem más e, então (se tivermos sorte), talvez elas vos matem primeiro».

 

G. K. Chesterton, 30 de maio de 1908.

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