https://vdare.com/articles/john-derbyshire-as-a-former-credit-suisse-risk-management-shlub-i-ask-is-dei-bringing-down-the-banking-system
"A mente humana funciona de tal forma que, quando você nega uma determinada informação, o subconsciente suprime todas as informações análogas, de modo que, quando diz para si mesmo uma determinada mentira que lhe é conveniente, por motivos práticos ou psicológicos, ou para se preservar de sentimentos desagradáveis, no mesmo instante em que o faz, você suprime uma série de outras informações que lhe seriam úteis e que não tencionava suprimir.
Por isto a mentira interior é sempre danosa para a inteligência: é um escotoma que se alastra até escurecer todo o campo da intelecção e o substituí por um sistema completo de erros e mentiras.
Quando nos habituamos a suprimir a verdade em relação às nossas memórias, à nossa imaginação, aos nossos sentimentos e actos, esta supressão nunca fica só naquele sector onde mexemos, mas alastra para outros territórios à volta.
Ao tornarmo-nos incapazes de inteligir uma determinada coisa, tornamo-nos incapazes para inteligir muitas outras, também.
A defesa contra verdades incómodas transforma-se também numa defesa contra a verdade em geral, contra todas as verdades.
Mais tarde, quando desejarmos estudar um determinado assunto que nos interessa, ou entender o que se está a passar na nossa vida, e não conseguirmos, dificilmente perceberemos que fomos nós mesmos que causamos esta lesão da inteligência.
A desonestidade interior produz necessariamente o enfraquecimento da inteligência, que acaba por ser substituída por uma espécie de astúcia, de maldade engenhosa. A astúcia não consiste em captar a verdade, mas em captar — sem dúvida com veracidade — qual a mentira mais conveniente em cada ocasião.
O astucioso é eficaz, mas está condenado a falhar ante situações das quais não se possa safar mediante algum subterfúgio - situações que exijam um confronto com a realidade.
Noto em muitos intelectuais de hoje uma repugnância, uma defesa instintiva contra a verdade, a tal ponto que, mesmo quando desejam aceitá-la, tem de a meter num invólucro de mentiras. O pior é que com frequência essa lesão é compensada por um desenvolvimento hipertrófico das faculdades auxiliares - pensamento lógico, memória, imaginação, capacidade de cálculo - numa inútil excrescência ornamental.
Muitas dessas inteligências lesadas alcançam, hoje, sucesso nas profissões mais diferenciadas.
...
A busca sincera da verdade vai desde as verdades
humildes e corriqueiras às verdades supremas, aceitando aquelas como caminho
para estas, sem exigir desde logo, despoticamente, as respostas finais a todas
as perguntas.
Um exemplo de verdade humilde, porém
segura, firme, da qual você pode partir como um modelo para avaliar outras
possíveis verdades, é dado por aquilo que você sabe — e que somente você sabe —
a respeito da sua própria história, sobretudo da história interior de seus
sentimentos, motivações, desejos, etc.
Se houvesse um ensinamento voltado para o desenvolvimento da inteligência, ele teria de começar por propor ao aluno, ao
estudante, principiante ou postulante, uma espécie de revisão das suas
memórias, ou seja, contar correctamente toda a sua vida (analogamente ao que se
faz numa confissão geral).
Tudo o que é verdadeiro tem um carácter
de coesão, pois uma informação verdadeira não pode ser artificialmente isolada
de uma outra informação que também seja verdadeira e que tenha com ela uma
relação de causa e efeito, de contiguidade, de semelhança e diferença, de
complementaridade, etc.; então isto quer dizer que se você admite um A e um B,
você vai ter de admitir um C, D, E, F, etc. A verdade tem sempre um carácter
sistémico, orgânico, razão pela qual sua captação pela inteligência pessoal requer
uma abertura da personalidade, uma predisposição a aceitar todas as verdades
que como tal se revelem, sem nenhuma selecção prévia de verdades convenientes.
Um homem tem de estar livre de toda fiscalização externa para ter a certeza de que olha para si mesmo e não para um papel social — e só então pode fazer um julgamento totalmente sincero. Somente aquele que é senhor de si é livre — e ninguém é senhor de si se não aguentar olhar, sozinho, para dentro de seu próprio coração. Mesmo a conversa mais franca e a confissão mais espontânea não substituem esse exame interior, porque, aliás, só valem quando são expressões dele, não efusões passageiras, induzidas por uma atmosfera casualmente estimulante ou por uma sinceridade vaidosa.
Mais ainda, não é apenas a dimensão
moral da consciência que se desenvolve neste confronto: é a consciência inteira
— cognitiva, estética, prática. Pois ele é ao mesmo tempo aproximação e
distanciamento: é o julgamento solitário que cria a verdadeira intimidade do
homem consigo mesmo e é também ele que cria a distância, o espaço interior no
qual as experiências vividas e os conhecimentos adquiridos são assimilados,
aprofundados e personalizados.
Sem esse espaço, sem esse “mundo” pessoal
conquistado na solidão, o homem é apenas um tubo por onde as informações entram
e saem — como os alimentos — transformadas em detritos. Ora, nem todos os seres
humanos foram brindados pela Providência com a percepção espontânea e o
julgamento certeiro dos seus pecados. Sem esses dons, o anseio de justiça perverte-se em inculpação projectiva dos outros e em “racionalização” (no sentido
psicanalítico do termo). Quem não os recebeu de nascença tem de adquiri-los
pela educação.
A educação moral, pois, consiste menos em dar
a decorar listas do certo e do errado do que em criar um ambiente moral
propício ao auto-exame, à seriedade interior, à responsabilidade de cada um
saber o que fez quando não havia alguém olhando.
Durante dois milénios, um ambiente assim foi
criado e sustentado pela prática cristã do “exame de consciência”. Há
equivalentes dela em outras tradições religiosas e místicas, mas nenhum na
cultura laica contemporânea.
E, à medida que a sociedade se descristianiza,
essa referência se dissolve e as técnicas clínicas tendem justamente a produzir
o efeito oposto: a abolir o sentimento de culpa, trocando-o ora por um
endurecimento egoísta confundido com “maturidade”, ora por uma adaptabilidade
auto-complacente, desfibrada e desprezível, confundida com “sanidade”.
O primeiro grau na aprendizagem da
verdade consiste em aprender a reconhecer aquelas verdades que só o próprio
sabe e que ninguém, a não ser ele, pode confirmar ou negar. Por exemplo, só
você conhece suas intenções, só você conhece os actos que praticou em segredo,
só você conhece os sentimentos que não confessou. Você, nesses casos, é a única
testemunha, e é aí que você vai conhecer a diferença radical e intransponível
entre verdade e falsidade.
As pessoas que vivem negando a existência de
verdades não conhecem essa experiência, nunca deram senão falso testemunho de
si mesmas ante o tribunal da consciência, mentem para si mesmas e por isto
sentem que tudo no mundo é mentira.
A diferença entre a técnica religiosa e seus sucedâneos modernos é que ela sintetizava, numa mesma vivência dramática, a dor da culpa e a alegria da completa libertação — e isto as “éticas leigas” não podem fazer, justamente porque lhes falta a dimensão do Juízo Final, da confrontação com um destino eterno que, dando a essa experiência uma significação metafísica, elevava o anseio de responsabilidade pessoal às alturas de uma nobreza de alma com o qual as exterioridades da “ética laica” não podem nem mesmo sonhar.
Há
dois séculos a cultura moderna vem fazendo o que pode para debilitar, sufocar e
extinguir na alma de cada homem a capacidade para essa experiência suprema, na
qual a consciência de si é exigida ao máximo e na qual — somente na qual —
alguém pode adquirir a autêntica medida das possibilidades e deveres da
condição humana.
A “ética laica”, a “educação para a cidadania”
é o que sobra no exterior quando a consciência interior se cala e quando as acções
do homem já nada significam além de infracções ou obediências a um código de
convencionalismos e de interesses casuais.
“Ética”, aí, é pura adaptação ao exterior, sem
outra ressonância íntima senão aquela que se possa obter pela internalização
forçada de slogans, frases feitas e palavras de ordem.
“Ética”,
aí, é o sacrifício da consciência no altar da mentira oficial do dia.
A
inteligência não é, no fundo, senão o comprometimento da pessoa inteira no
exercício do conhecer, mediante uma livre decisão da responsabilidade moral.
Daí que ela seja também a base da integridade pessoal, quer no sentido ético,
quer no sentido psicológico.
Todas
as neuroses, todas as psicoses, todas as mutilações da psique humana se
resumem, no fundo, a uma recusa de saber. São uma revolta contra a
inteligência.
Revoltas
contra a inteligência — psicoses, portanto, à sua maneira — são também as
ideologias e filosofias que negam ou limitam artificiosamente o poder do
conhecimento humano, subordinando-o à autoridade, ao condicionamento social, ao
beneplácito do consenso académico, aos fins políticos de um partido, ou, pior
ainda, subjugando a inteligência enquanto tal a uma de suas operações ou
aspectos, seja a razão, seja o sentimento, seja o interesse prático ou qualquer
outra coisa.
É claro que, para cada domínio especial do conhecimento
e da vida, uma faculdade em particular se destaca, ainda que sem se desligar
das outras: o raciocínio lógico nas ciências, a imaginação na arte, o
sentimento e a memória no conhecimento de si, a fé e a vontade na busca de
Deus.
Mas, sem a inteligência, o que é cada uma
dessas funções, ou a justaposição mecânica de todas elas, senão uma forma
requintada de fetichismo? O que é uma imaginação que não intelige o que
concebe, um sentimento que não se enxerga a si mesmo, uma razão que raciocina
sem compreender, uma fé que aposta, cegamente, sem a visão clara dos motivos de
crer? São cacos de humanidade, jogados num porão escuro onde cegos tacteiam em
busca de vestígios de si mesmos.
Toda “cultura” que se construa em cima desse
equívoco não será jamais senão um monumento à miséria humana, um macabro
sacrifício diante dos ídolos.
Só o inteligir, assumido como estatuto
ontológico e dever máximo da pessoa humana, pode fundamentar a cultura e a vida
social.
...
Quando
Cristo disse: “Na verdade amais o que deveríeis odiar, e odiais o que deveríeis
amar”, ensinou, da maneira mais explícita, que os sentimentos não são guias
confiáveis da conduta humana. Antes de podermos usá-los como indicadores do
certo e do errado, temos de lhes ensinar o que é certo e errado. Os sentimentos
só valem quando subordinados à razão e ao espírito.
Razão
não é só pensamento lógico: reduzi-la a isso é uma idolatria dos meios acima
dos fins, que termina num fetichismo macabro. Razão é o senso da unidade do
real, que se traduz na busca da coesão entre experiência e memória, percepções
e pensamentos, actos e palavras etc.
A capacidade lógica é uma expressão parcial e
limitada desse senso. Também são suas expressões o senso estético e o senso
ético: o primeiro anseia pela unidade das formas sensíveis, o segundo pela
unidade entre saber e agir. Tudo isso é razão.
Espírito é aquilo que inspira a razão a
buscar a chave da unidade da visão do mundo no supremo Bem de todas as coisas,
e não num detalhe acidental qualquer, tomado arbitrariamente como princípio de
explicação universal, como algumas escolas filosóficas fazem com a linguagem,
outras com a história, outras com o inconsciente etc. O espírito é o topo do
edifício da razão, que por ele se abre para o sentido do Bem infinito,
libertando-se da tentação de se enrijecer num fetichismo trágico ou utópico.
Nem a razão nem o espírito se impõem. Só nos abrimos a eles por livre vontade.
A abertura para a razão vem essencialmente da caridade, do amor ao próximo, pelo qual
o homem renuncia a impor seu desejo e aceita submeter-se ao diálogo, à prova,
ao senso das proporções e, em suma, ao primado da realidade. A abertura para a
razão é educação. Educação vem de ex ducere, que significa levar para
fora. Pela educação a alma se liberta da prisão subjectiva, do egocentrismo
cognitivo próprio da infância, e se abre para a grandeza e a complexidade do
real. A meta da educação é a conquista da maturidade. O homem maduro — o spoudaios de que fala Aristóteles — é
aquele que tornou sua alma dócil à razão, fazendo da aceitação da realidade o
seu estado de ânimo habitual e capacitando-se, por esse meio, a orientar sua
comunidade para o bem.
Este ponto é crucial: ninguém pode guiar a
comunidade no caminho do bem antes de se tornar maduro no sentido de
Aristóteles. Líderes revolucionários e intelectuais activistas são apenas
homens imaturos que projectam sobre a comunidade seus desejos subjectivos, seus
temores e suas ilusões pueris, produzindo o mal com o nome de bem.
A
abertura ao espírito é um acto de
confiança prévia no bem supremo da existência, acto sem o qual a razão perde o
impulso ascendente que a anima e, fugindo do infinito, se aprisiona em alguma
pseudo-totalidade, mais alienante ainda que o egoísmo subjectivo inicial. O
nome religioso desse acto de confiança é fé,
mas a confiança que eleva a razão à busca do infinito transcende o sentido da
mera adesão a um credo em particular e tem antes uma dimensão antropológica:
tudo o que o ser humano fez de bom, fez movido pela fé e por meio da razão.
O espírito e a razão educam os sentimentos. Os
sentimentos do homem amadurecido pelo espírito e pela razão são diferentes dos
do homem imaturo, porque aquele ama o que deve amar e odeia o que deve odiar,
enquanto o segundo ama ou odeia às tontas, segundo as inclinações arbitrárias
da sua subjectividade moldada pelas pressões e atractivos do meio social.
Mas o que atrai a alma para a abertura ao
espírito e à razão é a esperança, e o
despertar da esperança é um mistério. Homens submetidos à mais dura opressão e
aos mais tormentosos sofrimentos conservam sua esperança, enquanto outros a
perdem à primeira frustração de um desejo tolo. A esperança não está sob o
nosso controle. Seu advento depende do espírito mesmo, que sopra onde quer.
Todos os enredos humanos, da vida e da ficção, giram em torno do mistério da
esperança.
A esperança, a fé e a caridade educam os
sentimentos para o amor ao que deve ser amado.
O culto idolátrico dos sentimentos é um
egocentrismo cognitivo, um complexo de Peter Pan que recusa a maturidade.
Quanto mais o homem busca afirmar sua liberdade por meio da adesão cega aos seus
sentimentos e desejos, mais se torna escravo da tagarelice ambiente.
O caminho da liberdade é para cima, não para
baixo. Libertar-se não é afirmar-se: é transcender-se."
Olavo de Carvalho
Comentários
Enviar um comentário