Percursos Espirituais JMJ

Visitas Guiadas :

1. São sete os locais que asseguram Visitas Guiadas:

• Sé Patriarcal– Catedral (encosta de Alfama) – COM GUIA e SEM GUIA

• Igreja de São Domingos (canto nordeste do Largo do Rossio) – COM GUIA e SEM GUIA

• Igreja de São Roque (Largo da Misericórdia, Bairro Alto) – COM GUIA e SEM GUIA

• Sinagoga Shaare Tikvah (Rua Alexandre Herculano, 59) – COM GUIA

• Mesquita Central de Lisboa (Bairro Azul) – COM GUIA

• Centro Ismaili (Avenida Lusíada 1 – perto da Universidade Católica) – COM GUIA

• Templo Radha Krishna (Alameda Mahatma Gandhi) – COM GUIA

 Diálogo Inter-religioso - JMJ Lisboa 2023



                                                     G.K. CHESTERTON E O ECUMENISMO

"Os teosofistas construíram um panteão; mas trata-se de um panteão só para panteístas. Chamam-lhe parlamento das religiões, como se tratasse de uma reunião de todos os credos; mas trata-se apenas da reunião de todos os pedantes. E, contudo, foi uma panteão exactamente igual a este que foi erigido há dois mil anos nas margens do Mediterrâneo; e os cristãos foram convidados a erigir a imagem de Jesus ao lado das imagens de Júpiter, de Mitra, de Osíris, de Ate e de Amon. A recusa dos cristãos foi o ponto de viragem da História. Se tivessem aceitado, teriam ficado absolutamente inutilizados, eles e o mundo. Teriam sido dissolvidos num líquido morno, nessa panela enorme de corrupção cosmopolita onde já se tinham dissolvido todos os mitos e todos os mistérios. Foi uma fuga terrível e aterradora. Quem não compreende que houve um momento em que o mundo esteve à beira de morrer de abertura de espírito e da fraternidade de todas as religiões não compreenderá a verdadeira natureza da Igreja, nem a sonora nota do Credo que provém da antiguidade.

A Igreja dos primórdios, que foi muito importante embora fosse insignificante, foi importante pelo simples facto de ser intolerável; e nesse sentido pode dizer-se que foi intolerável porque era intolerante. Era mal vista porque, à sua maneira tranquila e quase secreta, tinha declarado guerra. Saíra dos subterrâneos para vir dar cabo do paganismo. Os que acusaram os cristãos de terem incendiado Roma levantaram uma calúnia; mas estavam, pelo menos, bastante mais perto da natureza do cristianismo do que os modernos que nos dizem que os cristãos eram apenas uma espécie de sociedade moral de mansos e humildes que afirmava terem os homens  deveres para com o próximo. Na verdade, a Igreja foi, desde o princípio – e talvez especialmente no princípio -, uma revolução contra o príncipe deste mundo. Esta ideia de que o mundo tinha sido conquistado pelo grande usurpador, e estava agora na sua posse, foi responsável pelo calafrio de provocação e pela beleza do perigo que fez com que a Boa Nova parecesse ser efectivamente boa e efectivamente nova.

A quantos consideram que a ideia das Cruzadas corrompe por completo a ideia da Cruz, podemos apenas replicar que, para eles, a ideia da Cruz está completamente corrompida."

G.K. Chesterton, The Everlasting Man

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