Vale a pena, nós portugueses, ouvirmos porque mete Angola (que, já não é nossa!):
The CIA and Fake News (1985 British-Canadian TV report) (odysee.com).
Em 1985 uma TV canadiana (naquele tempo o Canadá ainda era um país livre) fez uma investigação subordinada ao tema:
"A CIA e as Fake News".
Para o efeito, entrevistou vários ex-operacionais da CIA que estiveram em Angola, durante a guerra civil pós-"descolonização exemplar".
Segundo eles:
"Com o fim da guerra do Vietname, milhares de agentes da CIA voltaram para casa e literalmente não havia secretárias, nem trabalho, para tanta gente. A moral estava em baixo. Era preciso arranjar uma nova guerra para os ocupar.
Alguém se lembrou de irmos para Angola apoiar Holden Roberto, da FNLA, o nosso "Good Guy", pago há 40 anos pela CIA,
(é engraçado que recentemente apareceram notícias nos jornais relatando que, segundo documentos revelados pela Wikileaks, Eduardo Mondlane, fundador da FRELIMO e Amílcar Cabral, fundador do PAIGC, também eram pagos pela CIA para combater os portugueses; se juntarmos a isto o facto de, segundo Rui Mateus, ex colaborador do "pai da democracia portuguesa" e Olof Palm, ex primeiro ministro sueco, Mário Soares (o pai da dita) também ter sido um agente da CIA, podemos ter uma ideia do quanto os EUA estavam mortinhos por deitar a mão - perdão, por libertar - as nossas províncias ultramarinas),
o qual (Holden Roberto) estava a precisar de ajuda, na luta da FNLA contra o MPLA e UNITA.
A nossa função (da CIA) era principalmente propaganda.
Lembro-me duma vez (conta um deles) termos posto a circular nos media de todo o mundo que a FNLA tinha tomado Malange.
Que, aí, tinha sido capturado um contingente de cubanos.
Que os biltres dos cubanos tinham por hábito gastar os tempos livres a violar, com persistência e método, as jovens angolanas,
(olha que engraçado, tal e qual como os sacripantas dos russos na Ucrânia, os sevandijas dos palestianos na Faixa de Gaza e os bisbórrias dos sérvios na Bósnia - https://www.publico.pt/2024/03/26/p3/fotogaleria/arquitectura-silencio-edificios-bosnios-historias-411774 - "julga o ladrão que todos são da sua condição"!)
Que, posteriormente, tinha havido um julgamento, que encheu as notícias mundiais durante meses, no fim do qual os cubanos foram considerados culpados e condenados à morte por fuzilamento.
Que as vítimas das sucessivas (e, segundo testemunhas credíveis, bastante prolongadas) violações tinham querido fazer justiça por suas próprias mãos e que, como tal, tinham fuzilado, elas mesmas, os respectivos violadores (à, os deuses, não dormem!).
Tudo isto fotografado e filmado em profusão e difundido pelos mídias globais.
Só que, ...
nem a cidade de Malange tinha sido tomada pela FNLA,
nem um único cubano tinha sido nela apanhado,
nem existia notícia de qualquer violação,
nem, muito menos, de qualquer julgamento ou fuzilamento.
Tudo inventado!"
Lê jornais, cidadão, vê televisão!
Olha que não há mais democracia, no mundo, que a liberdade de informação!
Comentários
Enviar um comentário