Scruton salienta que o liberalismo ao pôr de lado as práticas e os princípios tradicionais supõe, de forma ingénua e arrogante, que pode fazer melhor, quando, na verdade, as suas novidades se baseiam numa visão muito mais míope das coisas do que a que está incorporada na tradição, acabando frequentemente por gerar o caos;  e a tradição que o liberalismo minou não pode ser facilmente recuperada. (Para usar uma famosa analogia de Wittgenstein, restaurar o senso comum incorporado na tradição depois de este se ter perdido é como tentar reparar uma teia de aranha rasgada com os dedos).

 

Algo semelhante é verdade quanto à teologia - de facto, é ainda mais verdade na teologia, uma vez que a credibilidade de qualquer reivindicação de representar a revelação divina depende crucialmente da consistência com o que essa revelação sempre foi entendida. O facto de os eclesiásticos modernos, através das suas palavras e acções, insinuarem que dois milénios de ensinamentos tradicionais consistentes não são dignos de confiança, só pode gerar cepticismo quanto à fiabilidade dos próprios eclesiásticos. Na teologia como na política, aqueles que minam a tradição cortam o ramo onde se sentam.

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