Eis umas frasezinhas tiradas dos escritos de Darwin que, vou propor, sejam afixadas à porta do restaurante do mesmo nome, à beira Tejo ;

Demos, pois, a palavra ao grande cientista e pai da modernidade, Charles Darwin:


"Nalgum período futuro, não muito distante se medido em séculos, as raças civilizadas do homem vão certamente exterminar e substituir as raças selvagens em todo o mundo. Ao mesmo tempo, os macacos antropomorfos... serão sem dúvida exterminados. A distância entre o homem e seus parceiros inferiores será maior, pois mediará entre o homem num estado ainda mais civilizado, esperamos, do que o caucasiano actual, e algum macaco tão baixo quanto o babuíno, em vez de, como agora, entre o negro ou o aborígene australiano e o gorila."

Charles Darwin, The Descent of Man and the Selection in Relation to Sex, 1896

 

 

"Olhando o mundo numa data não muito distante, que incontável número de raças inferiores terá sido eliminado pelas raças civilizadas mais altas".

Charles Darwin, The Life and Letters of Charls Darwin, Part I, 1897

 

 

"Entre os selvagens, os fracos de corpo ou mente são logo eliminados; e os sobreviventes geralmente exibem um vigoroso estado de saúde. Nós, os civilizados, por nosso lado, fazemos o melhor que podemos para deter o processo de eliminação: construímos asilos para os imbecis, os aleijados e os doentes; instituímos leis para proteger os pobres; e nossos médicos empenham o máximo da sua habilidade para salvar a vida de cada um até o último momento... Assim os membros fracos da sociedade civilizada propagam a sua espécie. Ninguém que tenha observado a criação de animais domésticos porá em dúvida que isso deve ser altamente prejudicial à raça humana. É surpreendente ver o quão rapidamente a falta de cuidados, ou os cuidados erroneamente conduzidos, levam à degenerescência de uma raça doméstica; mas, exceto no caso do próprio ser humano, ninguém jamais foi ignorante ao ponto de permitir que seus piores animais se reproduzissem."

Charles Darwin, The Descent of Man and the Selection in Relation to Sex, 1896

Mas, atenção (por favor, não me cancelem!), eu acho, é a minha opinião que, racismo e genocídio, são coisas próprias do obscurantismo religioso medieval. Na "idade das luzes" não existe nada disso!

Comentários

Mensagens populares deste blogue